Atd fundamentos de expressão e multimeios
425 palavras
2 páginas
Para realizar a atividade escolhi esta foto de Robert Doisneau, intitulada de “O Beijo do Hotel de Ville” tirada em Paris no ano de 1950, porque o que mais me chamou atenção nela foi realmente este beijo apaixonado de um casal que aparentemente não se importa em expor sua iamgem e demonstrar tamanha paixão, sem nenhum pudor, em meio a tantas pessoas e numa rua tão agitada e movimentada de Paris e que todas as pessoas que por ali estavam passando nem notam a cena deste beijo tão apaixonado. Toda a luminosidade e o ângulo que a foto foi tirada dá um destaque especial ao casal como se naquele momento tudo parasse. Como Paris é um lugar que desperta em nós um clima de paixão quem não gostaria de protagonizar uma cena como esta? Outro aspecto que também chama atenção é o fato de que esta foto ao mesmo tempo que mostra um momento feliz e apaixonante, também faz os parisienses se recordarem de uma tragédia, pois o hotel ao fundo da foto foi incendiado em 1871, um dos motivos pela qual a foto recebeu este nome. Todos estes fatos se relacionariam ao punctum da foto.
Robert Doisneau fiocu muito famoso devido a esta foto, pois este beijo se tornou um dos mais famosos do mundo. Ele era um amante da fotografia de rua e adorava registrar momentos da vida social e das pessoas que viviam em Paris. Porém não gostava de fotos combinadas e sim de registrar as pessoas distraídas e de forma natural.
A história da foto do beijo tem duas versões: uma conta que ele estava sentado em um café e registrou o momento sem que o casal percebesse e quando a foto ficou famosa um casal fingiu ser o da foto. Robert indignado com a versão do casal alega que estava em Paris fazendo fotos para uma revista onde trabalhava sobre amantes e quando viu este casa pediu para que eles posassem para a foto e fingissem que estavam sendo pegos de surpresa para que parecesse ser algo natural. Esta foto ficou guardada por muito tempo até que uma empresa de posteres a comprou e assim ficou famosa no mundo