Atacado e Varejo
Ascensão dos megavarejistas
Com o intenso crescimento das enormes lojas de varejo, das superlojas especializadas e a onda de fusões e aquisições de varejistas, criou-se um núcleo superpoderoso de megavarejistas, possuindo sistemas de informações e poder de compra muito superior. Permitindo-os dessa forma, oferecer maior variedade, bons serviços e muita economia aos consumidores. Como resultado desse crescimento, os megavarejistas expulsam do mercado os menores concorrentes. Por conta disso, agora, um pequeno numero de varejistas controlam o acesso a grandes quantidades de mercadoria, o que lhes dá certa superioridade nas negociações com os fabricantes.
A crescente importância da tecnologia de varejo
As tecnologias de varejo estão se tornando ferramentas de grande importância para a concorrência. Alguns varejistas progressistas utilizam de computadores para realizar melhores provisões, controlar custos de estoques, elaborar pedidos a seus fornecedores por meio de sistemas eletrônicos, realizar transações, criar um intercambio eletrônico de dados, facilitar o manuseio das mercadorias por meio de sistemas aprimorados, entre outros.
Expansão global dos maiores varejistas
Varejistas com formatos e marcas fortes estão conquistando cada vez mais os mercados de outros países. Muitos se expandem internacionalmente para escapar de seus mercados internos, já maduros e saturados. Com o passar do tempo, variados gigantes Norte-Americanos do varejo, como o McDonald´s, obtiveram projeção global como resultado de seu marketing arrojado. Outros como o Wal-Mart, estabelecem rapidamente uma presença global.
Lojas de varejo como “comunidades” ou “pontos de encontro”
Com o aumento de pessoas que moram sozinhas, trabalham ou vivem em áreas urbanas isoladas e pouco povoadas, tem havido o ressurgimento de estabelecimentos comerciais que oferecem um local para que as pessoas se encontrem. Por exemplo, atualmente as livrarias se