at la 1.3
Ficha de Síntese e Consolidação
2013/2014
Unidade 1 – Obtenção de matéria
Obtenção de matéria pelos seres autotróficos
Lê com atenção da página 69 á página 81 do teu livro.
Os fotoautotróficos são organismos capazes de sintetizar a sua matéria, convertendo a energia
solar em energia química e fixando o CO2. Os quimiossintéticos são capazes de aproveitar a energia química presente em compostos inogânicos.
A fotossíntese é o processo através da qual plantas, alguns protistas (ex: algas e euglenas) e bactérias (ex: cianobactérias) sintetizam compostos orgânicos, usando como fonte de energia a luz solar, como fonte de carbono o CO2 e como fontes de hidrgénio e electrões a água.
Os pigmentos fotossintéticos nos seres eucariontes localizam-se nos cloroplastos, organizados em fotossistemas. São moléculas capazes de serem excitadas pela luz.
A fotossíntese divide-se em duas fases: a fase fotoquímica e o Ciclo de calvin que ocorrem, respectivamente, nos tilacoides e no estroma do cloroplasto.
A fase fotoquímica depende directamente da luz solar e nela ocorre:
▫
Excitação das clorofilas que perdem um electrão para a cadeia transportadora de electrões – fluxo de electrões, acompanhado do transporte de H+ para o lúmen do tilacoide, contra o seu gradiente e com consumo de energia
▫
Fotólise da água, em que o oxigénio é libertado para a atmosfera, os electrões são cedidos á clorofila e os protões libertados para o lúmen do tilacóide.
▫
Redução do aceitador final de electrões, o NADP+, formando NADPH.
1
▫
Síntese do ATP por fosforilação do ADP, com a energia proveniente do fluxo de protões H+ para o estroma, através das ATPsintetases. O ATP permite o armazenamento de energia.
O ciclo de Calvin não depende directamente da luz e divide-se em três fases:
▫ Fase de fixação - cada molécula de CO2 é fixada pela RuDP, formando-se um composto instável que se divide