Astronomia
INTRODUÇÃO TEORICA:
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: Conceitua-se como a linha de pensamento metodológico e teórica destinada a compreensão do comportamento dinâmico de planetas, estrelas e demais objetos massivos residentes no universo. Pode ser condensada basicamente nas três leis de Kepler, na lei Newtoniana de atração das massas, em conceitos cinemáticos de Movimento Circular Uniforme – MCU – e dinâmicos envolvendo a segunda lei de Newton.
FÍSICA QUÂNTICA: Apresenta-se como a ciência do mundo atômico e subatômico, assim como também dos aglomerados galáticos e superaglomerados, abrangendo o conhecimento não alcançado pelo método de experimentação e conceituação empregado pela Física Clássica. Sendo assim, ocupa-se em formentar o embasamento conceitual necessário para a compreensão destas estruturas transgressoras do modelo clássico padrão, desenvolvendo novos métodos, tecnologias e conhecimentos que desafiam nossa pré-moldada visão do universo.
-Apresentação Conceitual Básica:
*Realismo Dependente do Modelo: A realidade subjuga o conteúdo dos modelos científicos, que por sua vez, subjugam os padrões e características dos fenômenos naturais sob suas óticas respectivas. Assim sendo, tendo como objetivo a previsão de resultados, os modelos físicos desenvolvem leis que preveem o futuro de processos naturais, sendo que estas leis não são necessariamente as que governam a realidade natural, mas sim