astronomia venus
Vênus é um planeta que compõe o sistema solar. Está situado no sistema solar no segundo lugar entre os planetas a partir do sol.
O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição.
Vênus é o planeta de maior proximidade com a Terra, está distante entre 40,2 milhões de quilômetros e 260 milhões de quilômetros, essa variação é oriunda da órbita que os respectivos realizam em torno do sol.
O estudo acerca de Vênus teve início quando a primeira sonda espacial, chamada de mariner 2, em 1962, atingiu a superfície do planeta, logo mais foram enviadas outras sondas, o fluxo aumentou, até por que configurava o período da corrida espacial, então foram enviadas as sondas soviéticas de nome Vênus e as americanas Mariner e Pioneer.
No ano de 1982 outras sondas pousaram na superfície e detectaram basalto de cobre nas camadas do planeta.
Vênus é um dos astros mais reluzentes, superado pela Lua, a luz refletida é popularmente denominada de “estrela Dalva”.
No decorrer de muito tempo imaginava-se que Terra e Vênus eram planetas gêmeos, embora as particularidades comuns se restrinjam somente aos aspectos referentes ao tamanho e massa, pois em condições favoráveis de formação e proliferação de vidas são totalmente distintos.
Outra diferença entre Terra e Vênus é a atmosfera, pois a atmosfera do segundo é 92 vezes mais densa que a da Terra. Isso por que a atmosfera é constituída em grande parte de gás carbônico, ocasionando um profundo efeito estufa que coloca o planeta como o mais quente entre todos os outros.
Uma curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação, em que um dia nesse planeta é maior que um ano.
Características gerais sobre Vênus
Rotação: - 243 dias.
Translação: 224 dias.
Diâmetro: 12 102