Astrofotografia fácil
BOTANDO A MÃO NA MASSA
José Carlos Diniz
Conceito
Através da Astrofotografia registramos não só a beleza do Cosmos,mas avançamos na compreensão de sua criação. Com as imagens divulgamos a Astronomia e estimulamos a participação das pessoas neste processo de reflexão e procura do : Porque? Como? Para que ?
Como fotografar o céu ?
Qualquer pessoa pode fotografar o firmamento. Precisamos saber apenas alguns princípios , que serão mostrados aqui. As astrofotos podem levar desde milésimo de segundo ( Sol, Lua ) até horas de exposição ( Rotação de estrelas e objetos tênues do céu profundo como galáxias , nebulosas etc). Venha conosco nessa viagem.
Quais as Técnicas usadas?
Câmera fixa Piggy-back Afocal Projeção de ocular ( positiva e negativa ) Foco primário ( com e sem redutor ) Complicou ? Vamos explicar:
Câmera fixa:A máquina + tripé + cabo disparador. Aponte para o céu e...dispare! Piggy-back: Dependurada ou à cavalo. A câmera fica presa num dispositivo que se move com a velocidade das estrelas e é guiada por ele. Afocal: A sua câmera (com a lente ) fotografará a imagem produzida pela ocular de uma luneta, telescópio ou binóculo. Projeção de ocular: A câmera fotográfica (sem a lente) capta a imagem produzida e amplificada pela ocular da luneta ou telescópio. Foco primário: Sua luneta ou telescópio passa a ser a teleobjetiva de sua câmera.
O céu se move O movimento aparente das estrelas no firmamento é o resultado do movimento de rotação da Terra em torno de seu eixo. Dessa forma as estrelas se deslocam ( giram ) ao redor do Pólo no sentido Este Oeste. Por isso, estamos limitados no nosso tempo de exposição, se ultrapassarmos o limite teremos gravado no filme rastros ou trilhas. Para acompanhar esse deslocamento aparente das estrelas precisamos de um perfeito alinhamento polar e um sistema ( motorizado ou não) de acompanhamento.
Temos então duas situações distintas:
1- Fotografia SEM acompanhamento Câmera fixa –