Astrid
Esta síntese tem como objetivos compreender a Didática como um dos ramos de estudo da Pedagogia. Consideramos em primeiro lugar, que o processo de ensino – objeto de estudo da Didática. A Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais que são sempre sociais.
Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade. A educação não-formal refere-se ás influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tias influências também denominada informal. A educação intencional refere-se a influência em que há intenções e objetivos definidos conscientemente, como o caso da educação escolar. As formas que assume a prática educativa, sejam não-intencional ou intencionais, formais ou não formais, escolares ou extra-escolares, se interpretam. O processo educativo, onde quer que se dê, é sempre contextualizado social e politicamente: há uma subordinação á sociedade que lhe faz exigências, denomina objetivos e lhe provê condições e meios de ação.
Educação Escolar, Pedagogia e Didática
A educação escolar constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticos sistematizados. As finalidades educativas subordinam-se, pois, a escolhas feitas frente a interesse de classe determinados pela forma de organização das relações sociais.
A Pedagogia é um campo de conhecimento que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida social. Uma vez que a prática educativa é o processo pelo qual são assimilados conhecimentos e experiências acumulados pela prática social da humanidade, cabe a Pedagogia assegurá-lo orientando-o para finalidades sociais e políticas, e criando um conjunto de condições metodológicas e