astecas
Povo religioso e dedicado à guerra, conquistaram varias tribos indígenas . Os asteca eram índios fortes , de pele escura e cabelos curtos.
Foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, destacando-se como o povo mais poderosos e desenvolvidos. Formaram um vasto império centralizado com 500 cidades e 15 milhões de habitantes São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades.
localização
A região habitada pelos asteca estendia-se pelo vale do México, o litoral do Golfo do México e do Pacífico, a península de Tehuantec e parte da Guatemala. Segundo a história, reconstruída a partir dos códices que foram encontrados, sete tribos astecas procedentes do nordeste do México (região conhecida como Astlán ,daí a variação do nome ‘asteca’),estabeleceram-se em Coatepec e perto do lago Pátzcuaro. No século XII, dirigiram-se até o vale do México. Em sua fuga pelo lago Texcoco, depois de um enfrentamento de tribos, viram numa ilha, uma águia comendo uma serpente em cima de um cacto. Foi esse o lugar que escolheram para fundar, em 1325, a sua capital: Tenochtitlán,(atual Cidade do México) Seus principais centros urbanos eram Tenochtitlán, Coatepec, Chapultepec, Itzapalapa, Iztapam, Tlacopán, Coyotepec e Texcoco.
sociedade
Os astecas eram povos guerreiros, sua sociedade era dirigida por militares, escolhido entre os quatro chefes militares de maior prestígio, que tinham controle de toda a população.
A sociedade era dividida em quatro classes ou camadas sociais. A primeira camada era formada pela família real, onde o rei ( tlacatecuble) era considerado um semideus e comandava os exércitos e governava o império, ele era responsável pelas leis, impostos, construções e dos alimentos do império. A segunda camada era formada pelos militares que dividiam em três grupos: o conselheiro de Estado, no qual ajudava o rei a governar; os