Assédio sexual no ambiente de trabalho
MICAELA COELHO DE MATOS PROFESSOR: MARCELO SIDRIÃO
FORTALEZA-CEARÁ 22/11/2012
1. INTRODUÇÃO
O Assunto abordado vem crescendo a cada dia pois, as pessoas buscam os seus direitos ,fazendo prevalecer a sua indignação . Portanto não se aceita mais que a honra, imagem e a moral sejam prejudicadas por outrem.
Desta forma o objetivo deste trabalho é ressaltar a importância desse tema nas organizações para que o problema seja solucionado.
2. Assédio Sexual
Segundo o dicionário Aurélio, assédio significa “insistência impertinente,
Perseguição , sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém”.
A partir desse conceito destacamos o seguintes requisitos:
a) Presença do assediado (vítima) e do assediador (agente);
b) Conduta sexual;
c) Rejeição à conduta;
d) Reiteração da conduta (em relação à repetição da conduta, pode ser excepcionalmente desnecessária para a configuração do assédio sexual, nos casos em que o ato, ainda que praticado uma única vez, seja bastante grave); e) Relação de emprego ou de hierarquia (observe-se que esse requisito só é exigido para definir o assédio por chantagem, outros casos, mesmo fora de relações de emprego ou hierarquia, pode ser configurado o assédio).
Essa atitude pode ser clara ou sutil, pode ser falada ou apenas insinuada, pode ser escrita ou explicitada em gestos, pode vir em forma de coação, quando alguém promete promoção para a mulher, desde que ela ceda, ou, ainda, em forma de chantagem.
Assédio Sexual no ambiente de trabalho
O assédio pode ocorrer entre pessoas