Assédio Moral
Luis Fernando Medeiros Costa*
RESUMO
O assédio moral nas relações de trabalho ou emprego são situações frequentes que se caracterizam pela exposição do empregado. É um mal que existe desde os primórdios e vem tornando-se constante e prolongada, sabemos que nos últimos anos isso vem ocasionando lesões físicas e psicológicas que podem ser temporárias ou permanentes ao trabalhador. A visibilidade jurídica e social ainda não tomou as proporções necessárias a sua efetiva punição e prevenção. O presente artigo tem como objetivo uma análise do assédio moral e suas consequências nas relações de trabalho, abordando sobre o conhecimento jurídico relevante de proteção à dignidade da pessoa humana no ambiente laboral. Palavras-chave: Assédio moral. Consequências. Empregador
* Aluno da Faculdade Pitágoras de São Luís
1 INTRODUÇÃO
Podemos afirmar que ao longo dos anos existe em nosso meio o Assédio Moral. Isso acontece principalmente na relação de empregado e empregador. É um retrato histórico e social permeado ao longo dos séculos. Dessa forma vemos que o Assédio Moral traz para a vida do subordinado consequências humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas. Destarte ao longo dos anos, a violência moral no trabalho, traz um fenômeno internacional, segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aonde a pesquisa vem trazer principalmente que essas atitudes causadas pelo papel do empregador causam distúrbios mentais irreparáveis.
As consequências dessas ideologias são devastadoras. Não é apenas a mulher ou o homem hipossuficiente na relação trabalhista, que sofreu, mas, toda família. As pesquisas recentes demonstram que o assédio, ainda é uma realidade, apesar das inúmeras conquistas dos trabalhadores. Por isto, a importância de se evidenciar este assunto.
O Estado por sua vez tem o papel primordial de verificar e punir essa conduta