Assédio Moral
CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
Colaboração: Renato de Moraes Ramalho
Atividade Avaliativa Discursiva 2 - peso 3.0
Já abordamos o tema Assédio Moral, agora vamos explorar, nesta atividade discursiva quais são as atitudes, que se tomadas pelo empregador, estas, poderão gerar dano moral ao trabalhador.
Atividade:
1º Enumere duas atitudes onde se configura o Assédio Moral; (Estas atitudes, preferencialmente, devem ter sido vivenciadas pelo aluno, mesmo que não sendo o próprio a vítima, mas tenha observado o caso em seu local de trabalho, por exemplo).
2º Nestas atitudes levantadas cabe indenização a este trabalhador atingido pelo Assédio Moral? Argumente. Quais as razões e as bases legais que podem ser argumentadas para definir o assédio moral para o caso. 3º Qual(is) a(s) forma(s)/via(as) a serem adotadas, por parte do trabalhador, para este obter, efetivamente, a indenização? Argumente suas respostas.
Construa a atividade com suas próprias palavras. Utilize o anexo 3, disponível na biblioteca virtual e a internet. Utilize linguagem formal em no máximo 10 linhas para cada questionamento.
Peso: 3.0
1º a) “Isolar em recinto diferenciado um empregado que não cumpriu suas atribuições como deveria fazê-las; trata-lo com desigualdade e chamar de incompetente, inútil e colocar orelhas de burro em um vendedor que não atingiu a meta semanal de vendas são exemplos comuns do caso em tela. Essa atitude de ridicularizar o trabalhador poderá acontecer de forma verbal ou escrita, a exemplo de uma agencia da UNIBANCO, em Porto Alegre/RS, que classificava o grau de produtividade de seus vendedores que não atingiam suas metas como níveis ‘tartarugas’ e ‘incompetentes’.” b) “Ridicularizar um subordinado, coagindo-o psicologicamente e fragilizando sua autoestima ao trata-lo como um objeto defeituoso da empresa, privando este de determinados direitos ou costumes do cotidiano empresarial,