Assédio Moral
RESUMO
No cenário atual das organizações é fácil encontrar ações e possíveis reações de quem sofre assedio moral, portanto, esta pesquisa tem como finalidade ajudar aos empregadores e colaboradores identificar e tomar uma atitude em relação ao assunto. Diante disso a pergunta que motivou esta pesquisa foi: quais são as reações e reflexos dos colaboradores que sofrem assedio moral nas organizações? Analisando os reflexos nos colaboradores e empregadores, esperamos compreender e propor como agir diante desta situação, buscando assim possíveis soluções para o assédio moral. Para o presente artigo a opção metodológica adotada foi a pesquisas desenvolvidas com base em material já elaborado, constituído por artigos científicos e pesquisas pela internet, de caráter qualitativo. O contexto tem como finalidade apresentar as consequências nos colaborados em detrimento das reações causadas pelo assedio moral na vida dos trabalhadores muitas vezes irreversíveis.
PALAVRAS-CHAVES: Assédio moral, reações, consequências, colaboradores, organizações.
TEXTO ROTEIRO De acordo com Marie-France Hirigoyen (2002) assedio moral é toda e qualquer conduta que caracterize comportamento abusivo contra uma ou mais pessoas no ambiente de trabalho, tendo como características ocorrer de forma repetida e sistemática, possuir intencionalidade e direcionalidade, ou seja, uma pessoa é escolhida e possui-se a intenção de fazer a pessoa a realizar determinados atos e ações, além de ser necessário possuir a temporalidade e degradação do ambiente de trabalho. Entretanto, o assédio moral não é fácil de ser identificado, precisando recair sobre estes critérios: repetição, frequência e duração de praticas hostis. Segundo Maciel et al (2007: p. 118):
“Assédio moral no trabalho compreende toda exposição prolongada e repetitiva a situações humilhantes e vexatórias no ambiente ao