Assédio moral no trabalho
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANA PAULA CASAGRANDE
BÁRBARA SEITENFUS DE SOUZA GRASSI
RICARDO SORDI
SCHEILA RETTMANN
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
CONCÓRDIA
2010
ANA PAULA CASAGRANDE
BÁRBARA SEITENFUS DE SOUZA GRASSI
RICARDO SORDI
SCHEILA RETTMANN
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Trabalho elaborado para obtenção de conceito parcial na disciplina de Direito do Trabalho, do Curso de Administração da Faculdade Concórdia – FACC, sob orientação do professor Ary Júnior Barreiros da Silva.
CONCÓRDIA
2010
INTRODUÇÃO O assédio moral sempre existiu, porém somente agora é entendido como uma violência que prejudica a saúde, no geral, dos trabalhadores. É um assunto bastante abrangente e poderia ser discutido por muito tempo sem repetições. Com a ajuda dos meios de comunicações os trabalhadores têm mais acesso aos seus direitos e com isso, as denuncias começaram a aparecer. O trabalhador não se intimidou mais pelo medo e começou a adotar uma postura diferente em relação aos atos abusivos de seus chefes ou subordinados. Sendo que o assedio moral não ocorre somente nas classes inferiores e sim a toda camada social, de patrão a funcionário, de funcionário a funcionário, de funcionário a patrão. Nenhuma classe trabalhadora está livre de ter uma assediador trabalhando como colega ou como patrão. Sendo que será abordado o conceito de assédio moral, como ocorre, como evitar, como identificar, como o assediador age e como proceder diante dos fatos.
1. ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
1.1 HISTÓRICO O Assédio Moral é uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e mesmo para a organização do trabalho, com o assediado apresentando “como reação, um quadro de miséria física, psicológica e