Assédio moral contra professores
Patricia Philippelli Asquino Jahimavicus
Turma 10 / 2010
TCC
Atividade 2 – Pré Projeto
DADOS DO AUTOR:
Patricia Philippelli Asquino Jahimavicus
Curso: Gestão Curricular e Coordenação Pedagógica
Turma: 10/10
TÍTULO:
“Assédio Moral: Alunos, Professores e Eq. Gestora – Como obter uma relação construtiva?” TEMA:
“Assédio moral com profissionais da Educação.”
PROBLEMA DE PESQUISA:
“Quais os motivos que levam professores serem assediados moralmente por alunos na rede pública?”
JUSTIFICATIVA:
“Este estudo se justifica frente à situação de desrespeito aos professores da escola pública. Tal situação mostra a necessidade de expor a realidade do cotidiano de
uma escola localizada na periferia de São Paulo, bem como atitudes de alunos, professores e como a equipe gestora se comporta mediante este assunto.
Justifica-se a pesquisa, tendo em vista a inexistência de uma análise mais criteriosa que exponha os fatos que apontem a realidade de desrespeito vivida por professores da EMEF Brasil-Japão.
Justifica-se ainda o estudo, porque o assédio moral promove: desinteresse, desmotivação, baixa auto-estima e, em alguns casos, levando a desistência da profissão. Sabemos que o esgotamento nervoso ou estresse provocado pela sistemática perseguição dos alunos, têm levado muitos profissionais se tornarem pacientes portadores de transtornos psicóticos, motivando o afastamento do trabalho. Mediante aos inúmeros fatos ocorridos e relatados pela mídia, notamos que este tema é de suma importância, pois estamos cada vez mais próximos a sofrer esta violência, mesmo que seja moralmente, e precisamos saber lidar e revertê-la a nosso favor.
“Justifica-se também em questionar como os valores de cidadania e ética, estão sendo desenvolvidos dentro das escolas e se estas ações estão atingindo o objetivo proposto.” OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL: Neste estudo serão investigados e analisados os motivos pelos quais os