Assunto Da Prova
O termo inglês behavior significa “comportamento”, por isso para denominar essa tendência teórica usamos o termo behaviorismo e, também, Comportamentalismo ou Teoria
Comportamental.
Watson, postulando o comportamento como o objeto da psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando – um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica. Watson buscava a construção de uma
Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.
O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do individuo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem aquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito.
O mais importante dos Behavioristas que sucedem Watson é B. F. Skinner. Behaviorismo radical foi o termo utilizado por Skinner, para designar a teoria da Ciência do Comportamento, por meio da análise experimental do comportamento. A base da corrente Skinneriana está na formulação do comportamento operante. Skinner começou o estudo do comportamento pelo comportamento respondente, que se tornara a unidade básica de análise, ou seja, o fundamento para a descrição das interações indivíduo-ambiente. O desenvolvimento do seu trabalho levou-o a teorizar sobre um outro tipo de relação do indivíduo com seu ambiente, a qual virá a ser nova unidade de análise de sua ciência: o comportamento operante. Esse tipo de comportamento caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente.
COMPORTAMENTO RESPONDENTE – O comportamento reflexo ou