ASSOMBRAÇÕES
Em Marilândia do Sul, localizada no Paraná, existe uma luxuosa construção chamada de Castelo Eldorado. Existem, sobre esse lugar, várias histórias que o povo conta indicando que nele existem assombrações.
O caseiro Osmar afirma ter visto um vulto passando muito rápido duas vezes no jardim do castelo, enquanto ele podava a grama. Outros dizem também que, existe o fantasma de uma senhora no sótão, dizem que ela sempre está perto da janela. O programa Fantástico, da Rede Globo, realizou gravações dentro desse Castelo, durante à noite, para detectarem acontecimentos estranhos, durante as filmagens, barulhos foram escutados dentro do Castelo.
Kronnus, que é mágico ilusionista e grande pesquisador das ciências ocultas, deu explicações científicas para cada um desses acontecimentos paranormais, com ajuda também do oftalmologista Marcos Safady e da neurologista Norma. Começando com o vulto que o caseiro afirma ter visto no jardim. Os nossos olhos só enxergam nítida e clara a imagem que estiver posicionada à frente deles, quanto mais distante desse campo de imagem, menos nítida fica a imagem, até tornar-se apenas um vulto, uma figura completamente distorcida. O jardineiro provavelmente acreditou ser um vulto algo que estava simplesmente longe de seu campo central de imagem. Essa senhora que as pessoas dizem ter visto perto da janela é fenômeno psicológico, se chama “pareidolia”; ao receber a imagem, nosso cérebro tenta codificar e interpretar o que estamos vendo, por isso é tão comum enxergarmos imagens nas nuvens, por exemplo. O reflexo da Lua faz reflexos na janela do Castelo, ao tentar decodificar as imagens que se formam ao redor da mesma, nosso cérebro pode associar à formas de um ser humano, ou qualquer outra coisa que já seja conhecida por nós. A explicação para os barulhos que se escuta por lá é a seguinte: o Castelo é antigo e a maior parte dele é feita de tábuas de madeira, quando está calor, elas aumentam de