Assolan
Empresa: Assolan
Site: www.assolan.com.br
Contato: através do site
Ramo de atividade: produtos de limpeza
Funcionários: 650
Faturamento: R$ 750 milhões
A história da empresa começou em 1930 quando a família Pardelli fabricava e comercializava sabão em pedra e começou a importar as primeiras esponjas de aço para o Brasil. Em 1956 importaram uma máquina da Itália e começaram a fabricar o produto internamente. No ano seguinte a empresa familiar se transformou na empresa Pardelli S/A e tinha como objetivo explorar o mercado de limpeza doméstica.
Somente em 1958 a empresa começou a produzir esponjas de lã de aço com a marca ASSOLAN, cujo nome resultava da inversão das palavras “lã” e “aço”. Na época, a fábrica localizada na zona norte de São Paulo dispunha de apenas 13 funcionários que produziam diariamente uma média de 50 fardos de lã de aço. Após várias transformações do mercado e acompanhando as inovações do segmento de embalagens, as esponjas de lã de aço Assolan foram as primeiras a serem embaladas em saquinhos plásticos.
Mas a história de sucesso começou apenas em 2002 quando a empresa tornou-se conhecida pelo grande público depois que a marca foi adquirida por uma holding, a Monte Cristalina, formando uma nova empresa, a Assolan Industrial LTDA, e essa empresa tinha um grande desafio, concorrer com a líder absoluta do mercado, a marca Bombril.
Como havia esse grande desafio pela frente, a empresa contratou a agencia Africa.
Entre as ações que a agência criou e fizeram com que a marca tivesse aderência ao grande públicos estão:
• Investimento em cartazes,
• Investimento em display’s
• Campanhas na mídia para a divulgação da marca
• A embalagem ganhou olhos, vida e personalidade em comerciais.
• Em 2003 houve uma campanha em que a embalagem aparecia na mídia dançando “Ragatanga”
• Usaram em campanhas uma letra adaptada da Banda Calypso e a vocalista da banda em comerciais.
• Foi usado o slogan “ O fenômeno que não para de