Associe clientes
CESA – CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA DE MARKETING AVANÇADO I
Análise crítica e aplicabilidade
ASSOCIE-SE A SEUS CLIENTES
Elano Carvalho Dias
Fortaleza
2015
O artigo começa com uma afirmação: “estabelecimento de vínculos fortes aumenta o custo para o cliente de migrar para o concorrente”. A partir dessa afirmação, a entrevista é desenvolvida para que a mesma seja corroborada.
Hoje podemos dizer que o mercado está se transformando para ficar cada vez mais parecido com um mercado de commodities, em que o cliente percebe muito pouco as diferenças técnicas entre os produtos concorrentes, aumentando assim a necessidade de criação de vantagem diferencial através de valor adicionado. Tal valor, é repassado através de um bom relacionamento com o cliente; explicando melhor: quando existe uma associação com o cliente, existe um repasse de informações muito grande. Na entrevista, Larry Wilson vai mais longe, quando diz que a perda do relacionamento ainda ocasiona a perda de benefícios para o cliente. Não é a toa que percebemos a vontade que as empresas têm de “casar” com os cliente: quando assinamos um serviços de revista ou jornal, é oferecido um preço com desconto caso optemos pela fidelidade durante um determinado período; durante esse período podemos participar de promoções exclusivas para quem é assinante e indo ainda mais além, existem até pacotes de desconto para frequentar alguns lugares. Ganha todo mundo.
Após tudo isso, fica difícil imaginar um cliente que possa optar pela busca de um novo fornecedor, a não ser que tenha sido lesado. Durante o tempo de fidelização, a marca deve tratar de entender que a venda (ou uma nova venda) é consequência de uma relação saudável e que a paixão é construída. Uma frase simboliza bem isso: “A paixão não nasce no altar. Não decidimos nos casar na igreja. O mesmo ocorre com a escolha do produto: não decidimos no momento da