Associação de resistores
CURSO: Engenharia Ambiental
DISCIPLINA: Física Experimental III
PROF. Msc. CLEITON F. NASCIMENTO
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
UMUARAMA-PR / 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: Engenharia Ambiental
DISCIPLINA: Física Experimental III
PROF. Msc. CLEITON F. NASCIMENTO
ACADÊMICOS: Caio Cesar M. Celice RA: 80767 Maxmillian F. Esteves 80755 Patrick N Sonoda 80758
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Relatório apresentado a Universidade Estadual de Maringá / DTC / Campus de Umuarama no curso de engenharia ambiental, o qual será utilizado como parte integrante na avaliação da disciplina de física experimental III.
UMUARAMA-PR / 2013
I. RESUMO
No experimento feito, estudamos a física de circuitos elétricos formados por fontes de tensão e resistores. Neste, nos limitamos a analisar circuitos nos quais as cargas se movem sempre no mesmo sentido, conhecidos como circuitos de corrente contínua. Para isso, montamos dois experimentos com diferentes distribuições de resistores, um em serie e o outro em paralelo.
II. INTRODUÇÃO Corrente elétrica é o movimento de partículas carregadas em um sistema condutor. Esse movimento ocorre quando existe uma diferença de potencial (ddp). Assim, a presença de uma bateria ou uma fonte de tensão torna o potencial desigual no condutor, e gera um campo elétrico no interior do material, este campo exerce sobre os portadores de carga uma força que impulsiona os portadores de carga do material a se moverem preferencialmente em uma direção, produzindo assim uma corrente. Se as partículas carregadas se movimentarem de uma forma ordenada temos uma corrente continua. Os resistores podem estar associado em um circuito em série ou em paralelo. Da associação em série temos que a corrente