Associação de Resistores
Eletromagnetismo – Relatório de experiência
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
1.0 - Introdução
A experiência é feita com intuito de mostrar na prática como funciona a associação de resistores em série e paralelo. Consequentemente acompanhamos o comportamento da corrente, da tensão e da potência, valores parciais e totais. 2.0 – Objetivo
Verificar o resultado da resistência associando os resistores em série, paralelo e misto. Medir a corrente e a tensão por resistor e calcular a potência de cada resistor e a potência total. 3.0 - Fundamentação teórica
Resistência elétrica(R)
A resistência elétrica é a dificuldade que a corrente elétrica encontra quando passa por um condutor de eletricidade.
Se fizermos uma ligação com diferentes fios condutores, a uma mesma fonte de energia, veremos que as correntes obtidas serão diferentes umas das outras. Isso se dá pelo fato de o próprio fio oferecer “dificuldades” à passagem da corrente elétrica. Com a finalidade de medir essa “dificuldade”, definiu-se uma nova grandeza: a resistência do condutor.
A resistência elétrica (R) pode ser definida pelas seguintes equações:
Onde “V” é a tensão aplicada nos terminais do material medida em Volts e “i” é a corrente elétrica passando pelo condutor medida em Amper.
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/calculo-resistencia-eletrica.htm
Associação de resistores:
-Associação em série: Associar resistores em série significa ligá-los em um único trajeto. Abaixo está a fórmula para calcular a resistência total.
Fig.1 - Associação dos resistores e fórmula para calcular resistores em série.
-Associação em paralelo: Ligar um resistor em paralelo significa basicamente dividir a mesma fonte de corrente, de modo que a ddp em cada ponto seja conservada.
Fig.2 – Associação dos resistores e fórmula para calcular resistores em paralelo.
Fonte: