Associação de resistores
EM SÉRIE E EM PARALÉLO
NOVEMBRO DE 2008
INTRODUÇÃO
Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal.
Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.
EXPERIÊNCIA
ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE
ESPERIÊNCIA 1
Materiais utilizados:
Três lâmpadas de 40kw;
Três suportes de lâmpada;
Uma lâmpada de 100kw;
Três metros de fio branco duplo;
Uma tábua de 50 cm X 50 cm;
Uma tomada;
Um interruptor;
Uma alicate;
Uma chave de fenda;
Fita isolante.
Procedimentos:
O fio duplo foi esticado e cortado, então a principio foram descascadas as pontas do fio com a alicate e então uma ponta foi colocada na tomada macho. A outra ponta foi posta no interruptor. Uma das divisões do fio foi cortada em três lugares diferentes. As pontas novamente foram descascadas e mais uma vez infiltradas nos três suportes para lâmpadas. As lâmpadas foram colocadas nos suportes e fixadas na tábua, assim também aconteceu com o interruptor. A tomada macho foi ligada a rede elétrica e o procedimento estava concluído.
Observações:
As lâmpadas funcionam em menor intensidade, pois a rede de 220 V foi dividida em três;
Se uma das lâmpadas de 40W for tirada do circuito, nenhuma funcionará mais, pois a rede foi interrompida;
Se for colocada uma lâmpada de 100W, ela não funcionará, pois a corrente se divide primeiramente nas lâmpadas com menor potência;
E se for colocada lâmpadas mais fracas ( com