ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS- APMF
O que é - Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e similares, - pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos pais e profissionais do estabelecimento, não tendo caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado. Quem faz parte - A Associação de Pais , Mestres e Funcionários é um órgão formado por membros de toda a comunidade escolar envolvidos no processo educacional, igualmente responsáveis pelo sucesso do desempenho da Escola Pública, que objetiva dar apoio à Direção das escolas, primando pelo entrosamento entre pais, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade, com atividades sócio-educativas, culturais e desportivas.
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ
Os primeiros registros históricos sobre a organização das comunidades escolares em associações indicam que sua criação foi no ano de 1895, no Rio de Janeiro, por Fábio Luz. Na época, essas associações foram denominadas Caixas Escolares e eram instituições jurídicas, de direito privado, sem fins lucrativos, que tinham como função básica administrar os recursos financeiros da escola, oriundos da União, estados e municípios, e aqueles arrecadados pelas unidades escolares.
Nesse contexto, verifica-se que a oferta do ensino primário ainda era bastante precária e,embora a educação para o povo fosse o alvo nos discursos dos republicanos, mesmo com a abertura dos grupos escolares, uma parcela da população que era atendida no Estado do Paraná, não representava a totalidade da demanda por educação. Não era suficiente para acabar com analfabetismo e muito menos atender os alunos em idade escolar que precisavam da instrução pública. (NASCIMENTO; LOMBARDI, (s/d))
Desse modo, justificam-se as afirmações de Fábio Luz Filho quando relatou que as Caixas