associativismo
O terceiro setor engloba um conjunto de organizações sociais sem fins lucrativos, como as associações, as fundações, os institutos, as ONG’s, entre outros. Esses institutos sempre estiveram presentes na sociedade, atuando de forma a atender as necessidades da população. São entidades unidas por uma mesma legislação reguladora.
É preciso evitar a equivocada ideia de que o terceiro setor brasileiro irá se constituir a partir, única e exclusivamente, das recentes influências externas. As associações ou organizações que praticam a caridade e a filantropia sempre existiram, de forma quase invisível, sem fazer muito alarde de suas atividades. (COELHO, 2002, p. 23)
O terceiro setor brasileiro sofreu uma mudança em seu perfil como resultado de uma soma de fatores, são eles: o processo de democratização; a influência do processo mundial em que essas organizações passaram a ser valorizadas como atores políticos; o surgimento de organizações fundadas com base na defesa de valores democráticos que acabaram influenciando o setor como um todo. O demonstra o dinamismo que a sociedade tem, a capacidade de absorção e de reação aos fenômenos novos. (COELHO, 2002, p. 23).
2 O QUE É O TERCEIRO SETOR
Atualmente, as denominações organizações sem fins lucrativos, organizações voluntárias, terceiro setor ou ainda as ONGs são terminologias conhecidas e utilizadas como se tivessem o mesmo significado, muito embora sejam organizações completamente diferentes e com significados distintos. Segundo Coelho (2002, p. 58) “genericamente, a literatura agrupa nessas denominações todas as organizações privadas, sem fins lucrativos, e que visam à produção de um bem coletivo”.
Ademais, alude a autora, acerca da origem do termo Terceiro Setor:
O termo “terceiro setor” foi utilizado pela primeira vez por pesquisadores nos Estados Unidos na década de 70, e a partir da década de 80 passou a ser usado também pelos pesquisadores europeus. Para eles, o termo sugere