Associativismo, participação e democracia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política
Associações e Representação Política
Jorge Luiz Buerger
Florianópolis
2012
Jorge Luiz Buerger
Associações e Representação Política
Trabalho final da Disciplina: Associativismo, Participação e Democracia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrada pela professora Doutora Lígia Helena Hahn Lüchmann. Semestre 2011-2.
Florianópolis
2012
1 INTRODUÇÃO
A prática democrática tem sido considerada uma necessidade sine qua non para as pessoas que vivem no mundo atual como condição para exercício de sua cidadania. A melhor forma de exercer esta prática democrática é que tem sido debatida. A representação democrática surgiu como alternativa e tentativa de garantir uma maior e mais significativa participação das pessoas/cidadãos no processo político. É nas associações e movimentos sociais que a representação política vem sendo exercida como forma de definição e de controle de políticas públicas.
Este trabalho pretende fazer uma breve revisão bibliográfica a partir da reflexão de alguns pesquisadores sobre esta alternativa, no intuito de apontar suas vantagens e entender como tal prática democrática se faz presente em diferentes espaços políticos.
Primeiramente é feita uma reflexão sobre a importância da representação diante da configuração plural e numérica de pessoas nas sociedades modernas o que dificulta a prática da democracia direta, fazendo com que a democracia representativa se apresente como alternativa democrática. Nesta parte também se reflete sobre o vínculo que há entre representação, participação e deliberação, que são