Associamos O Conceito De Gest O Ao Fortalecimento Da Democratiza O Do Processo Pedag Gico
326 palavras
2 páginas
Associamos o conceito de gestão ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, estabelecendo uma ligação de participação responsável de todos os envolvidos nas decisões necessárias para que os resultados educacionais se tornem cada vez mais efetivos e significativos. Vale salientar uma frequente necessidade de interligar os trabalhos dos setores administrativos e pedagógicos, pela lógica de que uma parceria conjunta de ações ganha mais força para proporcionar resultados positivos.A gestão educativa é extremamente complexa. Por este aspecto, portanto, é fundamental uma presença do gestor escolar que, além de administrador, se torna um parceiro a mais na elaboração de um Projeto Politico Pedagógico da escola, e consequentemente se transforma em um líder que rege uma equipe onde todos colaboram para um resultado final desejado.
Uma gestão democrática, deve ser também empreendedora, pois, tendo á frente um gestor empreendedor, buscará junto á comunidade escolar, apoio para a realização de projetos que melhorem a qualidade do ensino oferecido na instituição, esta escola colocará em prática tudo o que se refere á democracia e participação.
Um gestor que tem a capacidade para colocar em prática todos os projetos dos quais necessita a escola para seu caminhar, este é um diretor empreendedor. Democratizar a escola demonstra um trabalho sério que envolve o compromisso de todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo da educação.
Gestores ou diretores, administradores e professores, pais e alunos, todos são co-responsáveis por tudo que que se passa na escola, seja no setor administrativo ou na área pedagógica. Sim a escola deve acompanhar as mudanças sociais e a globalização pela qual a sociedade passa.
Permitir a participação da comunidade de modo geral, é um exercício pleno de cidadania e esta não se aprende apenas com discursos e teorias. Se quisermos formar cidadãos críticos e atuantes, cidadãos que respeitam, mas que reivindicam, que fazem e