Associa..
FISICA EXPERIMENTAL B - TURMA K
Experimento I: Associação de Resistores
Docente: Profª Drª Simone Souza
Felipe Ferreira RA:
Heloisa M. V. Requena RA: 555398
Luccas Costa RA:
São Carlos, 5 de setembro de 2014.
OBJETIVOS:
Compreender o comportamento de resistores em corrente contínua, bem como suas associações em série, em paralelo e as potências dissipadas.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Caixa de montagem (protoboard)
Fonte de alimentação contínua (DC)
Multímetros (Politerm modelo VC – 9802A)
Resistores
Acessórios
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Primeiramente foram escolhidos dois resistores, ao acaso, sendo eles de valores diferentes R1 e R2. Então, pelo código das cores foram determinados os valores nominais de cada uma e as respectivas incertezas. Após ter os valores nominais, cada uma das resistências foram colocadas no multímetro, que previamente foi configurado na função ohmímetro, e então, as respectivas incertezas foram medidas e suas incertezas calculadas. Para o calculo dessas incertezas, foi necessário consultar as tabelas de incertezas do instrumento. Então, foi montado um circuito em série no protoboard parecido com o da figura 1, sendo R1 e R2 os resistores cujos valores foram determinados anteriormente, e Vf a tensão da fonte, que após ser medida e calibrada com o voltímetro, deve ser igual a 5,00V.
A partir do circuito montado, com o amperímetro, foram medidos: o valor da corrente i no circuito; os valores das tensões na fonte (Vf); tensões nos resistores R1 e R2 (VR1 e VR2); e tensão nos terminais do amperímetro (VAMP). Depois do circuito em série, foi montado o circuito em paralelo, seguindo o modelo da figura 2, sendo R1 e R2 os resistores e Vf a tensão da fonte, novamente medida e calibrada com o voltímetro e igual a 5,00V. A partir desse sistema, foram medidos os valores das correntes: IT, I1, I2, com o amperímetro e deixando o mesmo sempre em série,