Associa O De Resistores
Departamento de Ciências Exatas - DEX
Associação de Resistores
Engenharia de Controle e Automação – 22A
Bruno Henrique de Bastos Silva – 201221150
Caroline Santos Pereira – 201221158
David Augusto Ribeiro – 201410067
Jéssica Junqueira Benetolo – 201221160
Larissa de Souza Pinto – 201210068
Lavras – MG
Julho – 2014
1 Resumo
A associação de resistores e muito comum em vários sistemas quando se quer alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não e suficiente associados. Neste experimento iremos montar dois circuitos, um com resistências ligadas em serie e outro ligadas em paralelo. Estudaremos as propriedades de resistência, corrente e diferença de potencial aplicadas a cada um dos circuitos fazendo uma comparação entre a teoria e os resultados obtidos pelo experimento a fim de fazer uma analise critica dos conceitos avaliados e dados obtidos.
2 Introdução
Para funcionar perfeitamente, os circuitos eletrônicos necessitam de correntes e tensão de polarizações adequadas. Por esse motivo, e necessário estudar o componente que possibilitara essa adequação.
Resistor e um componente eletrônico que tem a propriedade da resistência elétrica, sendo elementos de circuito que consomem esta energia, convertendo-a integralmente em energia térmica. E o caso, por exemplo, de um fio metálico. À medida que os elétrons passam pelo fio, as colisões entre os elétrons e os átomos do metal, fazem aumentar a agitação térmica dos átomos.
Os resistores têm como função atenuar a corrente elétrica.
Os resistores podem estar associado em um circuito em serie ou em paralelo. Da associação em serie temos que a corrente se mantém constante em todo o circuito e a soma do potencial nos resistores equivale a potencia da fonte. Já da associação em paralelo notamos que a corrente se divide igualmente se os resistores forem iguais ou proporcionalmente se eles possuírem valores diferentes e a potencia se mantém constante em todos os pontos. No