Assistência de enfermagem ao paciente em terapia nutricional enteral domiciliar
TRABALHO
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM
TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR
Enfª. Esp. Flávia Danyelle Oliveira Nunes
2013
TERAPIA NUTRICIONAL DOMICILAR
Consiste na assistência nutricional e clínica ao paciente em seu domicílio, com o objetivo de recuperar ou manter o nível máximo de saúde, funcionalidade e comodidade do paciente.
(SBNPE; ABN, 2011)
TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL
É um conjunto de procedimentos cujo objetivo é manter e/ou recuperar o estado nutricional do paciente, por meio de via oral, sondas ou ostomias, através do fornecimento de energia e nutrientes. Sendo esse cuidado prestado no domicílio do paciente.
(MOREIRA et. al, 2010)
NUTRIÇÃO ENTERAL
Alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas (RDC nº. 63/2000)
TIPOS DE NUTRIÇÃO ENTERAL
CASEIRA OU ARTESANAL
Preparada
com alimentos in natura, liquidificados e coados; pode ser utilizado produtos naturais adicionados a industrializados.
INDUSTRIALIZADA
Dieta pronta, vendida comercialmente e que fornece os nutrientes necessários à manutenção da saúde do indivíduo. INDICAÇÕES DA TNED
Indicada para pacientes que não conseguem atingir suas necessidades nutricionais exclusivamente pela via oral:
• Disfagia;
• Doenças neurológicas;
• Câncer e queimaduras;
• Desnutrição;
• Síndrome de má absorção.
(MOREIRA, et. al, 2010; SBNPE; ABN, 2011)
VIAS DE ACESSO
ORO OU NASOGÁSTRICA
ORO OU NASOJEJUNAL
VIAS DE ACESSO
GASTROSTOMIA