Assistente social
1. Sabendo que a vida em sociedade envolve complexas interações sociais interpartes, fale, segundo o livro módulo, a respeito dos três tipos de interações presentes na vida social.
Os três tipos de interações presentes na vida social são Cooperação, Competição e Conflito.
A Cooperação consiste na capacidade de realização de atividades conjuntas em prol de um benefício comum. Ex: Mutirão
Competição diz respeito a uma gama de procedimentos de disputa por bens escassos. Pode assumir diferentes formas e processos distintos. Ex: Jogos, concursos. O Conflito é inerente ao ser humano e a vida coletiva. Implica choques para o acesso e a distribuição de recursos escassos. Diferencia-se da competição pela possibilidade do uso da violência. O conflito é positivo quando está dentro dos limites administráveis, evitando o confronto.
2. O termo política na língua portuguesa apresenta diversos significados que causam imprecisão. Defina os dois termos, politics e policy, citando o que mais se aproxima da expressão política pública.
Política é um termo que é definido de modo diferenciado, de acordo com o ponto de vista de cada autor que a analisa. Para SCHMITTER, política é a resolução pacífica para os conflitos.
O termo Politics se refere a atividade política de cada um de nós no intuito de encontrar soluções pacíficas para as demandas postas pela sociedade.
O termo Policy é mais relacionado a formulação de propostas, tomada de decisões e sua implementação por agentes públicos. Este termo está mais relacionado as políticas públicas.
3. Disserte a respeito das abordagens na análise de políticas públicas.
A análise de políticas públicas tem como objeto os problemas com que se defrontam as políticas e como objetivo resolver essas dificuldades. Serve para melhorar o entendimento bem como para apresentar propostas para o seu aperfeiçoamento.
Na abordagem sob a perspectiva de analise of policy, ocorre mais no nível