ASSISTENTE SOCIAL
A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO NA INFÂNCIA
UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS
MANAUS – AM
2014
SHEILA ELAINE DOS ANJOS GUIMARAES
A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO NA INFÂNCIA
UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS
Estudo Temático desenvolvido para obtenção de nota do curso de Serviço Social avaliado pelas seguintes docentes: Anny Letícia Pereira Coêlho, Jane Nagaoka e Paula S. F. Mendes da Faculdade Salesiana Dom Bosco.
MANAUS – AM
2014
A IMPORTANCIA DA VACINAÇÃO NA INFANCIA –
UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE PAIS E RESPONSAVEIS Sheila Elaine dos Anjos Guimaraes
Prof. Anny Letícia Pereira Coêlho
Prof. Jane Nagoaka
Prof. Paula S. F. Mendes
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irar apresentar a importância da vacinação na infância, o avanço que a ciências tem tido em relação ao âmbito da saúde, a imunização e a prevenção que os efeitos da vacinação têm contribuído contra as doenças infecciosas e o progresso na qualidade de vida e na diminuição da mortalidade infantil.
A vacinação tem como objetivo estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos para proteger o organismo, em caso de contato com algum agente infeccioso. Desta maneira, ela atua prevenindo o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias, sendo geralmente administrada por via injetável. Embora todas as pessoas precisem ser vacinadas e exista um calendário especifico para cada faixa etária, é importante destacar a importância da vacinação na infância, especialmente até os cinco anos de vida. Ao nascer, a criança não possui o sistema defesa formado, o que a coloca em maior risco de contrair doenças. Os benefícios da vacinação podem ser atestados pelo fato de muitas enfermidades terem desaparecido ou diminuído consideravelmente, especialmente em regiões onde ela é aplicada corretamente.
Para melhor compreensão da importância da vacinação