Assistente Social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD
Viviane Pereira dos Santos
Relatório de Estágio II
Professor Regente da Disciplina: Lourenço Brito Felin
Professor Tutor Virtual: Jordana Centeno
Professor Tutor Presencial: Isabel Cristina dos Santos
Pirapora - MG
2013
ÍNDICE
I
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD 1
Relatório de Estágio II 1
i Reflexão sobre o objeto genérico do Serviço Social
A questão social é à base de atuação do Serviço Social como especialização profissional, sendo este produto de uma relação desigual entre as classes sociais, visto que uma detém os meios de produção e outra se submete à venda de sua força de trabalho como meio de subsistência.
Segundo Iamamoto (2001), a análise da questão social é indissociável das configurações assumidas pelo trabalho e encontra-se necessariamente situada em uma arena de disputas entre projetos societários de classes distintas, um atendendo o neoliberalismo e outra mais universalista.
A autora entende que a questão social é vista, na perspectiva sociológica, enquanto uma disfunção ou ameaça à ordem e a coesão social, tendo em vista as refrações e as conseqüências por ela desencadeadas. A partir deste momento o Estado é cobrado a intervir diretamente nas expressões da questão social, constituindo uma ameaça a classe dominante, é neste contexto que o Estado passa a ser responsabilizado, visto o aumento significante das mazelas sociais, que ultrapassa o privado ao público.
A questão social é vista pelos autores como objeto de intervenção, como desigualdade social e correlação de forças entre duas classes distintas, resultantes do modo de produção capitalista, que ao mesmo tempo em que gera riquezas também gera a pobreza, visto a não divisão dos lucros entre os que detêm a matéria-prima e os que detêm a mão de obra.
Para Acoverde (1999), a questão social surgiu no Brasil no final do século XIX, entretanto de forma