ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
1.
O que é empregabilidade?
O termo surgiu na última década e pode ser definido como a qualidade que possui a pessoa que está adequada com as exigências do mercado de trabalho. Em outras palavras, quanto mais suas habilidades se aproximarem do perfil profissional exigido pelos novos tempos, maiores serão as chances no mercado de trabalho; ou seja, maior será sua empregabilidade.
A tendência deste início de século não é ter mais um emprego para toda vida, mas sim, se tornar empregável para toda vida. Toda pessoa deve concentrar-se no constante desenvolvimento de suas habilidades, administrar sua carreira para tornar-se empregável.
Baixar a guarda em empregabilidade é simplesmente ficar parado. Aliás, ficar parado é o mesmo que andar para trás. Você abaixa a guarda em termos de empregabilidade quando:
· Para de estudar;
· Para de se atualizar, isto é, não lê, não vê TV, não vai ao teatro, não navega na Internet, não vai a associações de classe, não conversa com colegas;
· Acha que está bem instalado e se acomoda no lugar;
· Para de ler anúncios de emprego perdendo interesse por eles;
· Fecha-se deixando de conhecer novas pessoas, convivendo sempre com as mesmas;
· Acha que salário, mesada do pai ou poupança vão durar para sempre;
· Você começa a se perceber repetindo sempre as mesmas coisas sentindo um vazio existencial interno;
· Fica adiando para o ano seguinte projetos antigos.
Preparar-se para o mercado de trabalho não é tarefa fácil, pois exige esforço no sentido de manter uma organização, atualização e em especial, não deixar-se abater. Como já falamos não baixar a guarda!
Dicas para o mercado de trabalho
I. Curiosidade
O cenário, como troca de chefia, de produto principal, demanda por outros resultados. Um aspecto importante no mercado de trabalho é a curiosidade pelo novo e nenhuma resistência a mudanças do seu cotidiano no emprego. Mesmo que o momento exija abandonar um projeto que esteja dando certo.