Assistencia do acs com a gestante
Na atualidade, é crescente o debate no campo teórico e político acerca do ensino médico em nosso país. Com a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina, foi proposta a formação do egresso com base na realidade social do país, inserindo-o no sistema de saúde vigente (BRASIL, 2001). O curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa apresenta uma matriz curricular que prevê a inserção dos alunos, desde início do curso, na rede de Atenção Primária de Saúde do município de Viçosa, especificamente nas Unidades de Atenção Primária a Saúde da Estratégia de Saúde da Família (UAPS/ESF). Neste contexto encontra-se a disciplina Prática Profissional e Trabalho em Saúde, que visa a articulação entre ensino-serviço-comunidade através de aulas teóricas e práticas. Essa integração busca criar condições para que o egresso desenvolva habilidades técnicas e relacionais, além da capacidade crítico-reflexiva frente a situação de saúde local, de modo que discentes-docentes sejam agentes de transformação da realidade.
No decorrer do segundo semestre de 2010 e primeiro semestre de 2011, a primeira autora, ao integrar a equipe de docentes dessa disciplina, pôde supervisionar as atividades realizadas pelos alunos de medicina em uma unidade da ESF, situada na periferia da cidade. As aulas práticas aconteciam uma vez por semana, nas quais se identificaram, juntamente com a equipe da unidade, alguns problemas que, por sua vez, definem as atividades de intervenção na comunidade. As reuniões semanais se constituíam em espaços de discussão de casos e troca de experiências. A relação estabelecida com os trabalhadores da ESF favoreceu uma melhor compreensão da realidade local, proporcionando, sobretudo, uma aproximação entre os diferentes saberes.
A partir desses encontros observou-se a importância do papel das ACS no estabelecimento do vínculo entre UAPS/ESF e comunidadealém de identificar por sua vez, a importância de pensar criticamente as