Assistencia de enfermagem
Especialização em Enfermagem em Emergência
Eunice Bossois
assistência de enfermagem no atendimeno das urgências e emergências intra-hospitalares
Cachoeiro de Itapemirim
2011
EXERCÍCIO
1- De acordo com o Protocolo de Classificação de Risco, classifique e direcione os cuidados de intervenções ao caso clínico apresentado:
Paciente, lúcido, orientado, oscilando com episódios de confusão mental, deu entrada no PS de um hospital de grande porte transportado por cadeira de rodas. No momento apresentando sinais e sintomas: Quadro súbito de precordialgia a mais ou menos duas horas, seguido de alterações hemodinâmica importante, PA: 240x180 mmHg; P:136 bpm (filiforme); R:32 irpm,utilizando musculatura acessória (taquipnéico), parestesia do seguimento esquerdo, intensa algia lombo-sacral. Com decorrer do atendimento evolui com náuseas, vômito, incontinência vesical e intestinal, fadiga, turgidez visual, cefaléia. Quanto enfermeiro assistencial do setor descreva:
a) O enquadramento do quadro clínico dentro do Protocolo de Classificação de Risco. b) Cuidados imediatos a serem executados no primeiro momento. c) Cuidados imediatos executados com evolução para PCR. d) Realize no mínimo 10 prescrições de enfermagem para esse paciente, considerando que ele permanecerá no PS até o surgimento de uma vaga na UTI.
RESOLUÇÃO
a) De acordo com o Protocolo de Classificação de Risco o paciente é classificado como vermelho.
b) Cuidados de Enfermagem Imediatos ao paciente acometido por Disfunção Cardiovascular:
1- Atentar e comunicar o relato do início dos sinais e sintomas a todos da equipe; 2- Colocar o paciente confortável e em repouso, mantendo a cabeceira elevada ângulo 45 graus; 3- Instalar monitoração; 4- Instalar cateter nasal e oxigênio, se permitido pela rotina; 5- Aferir sinais vitais,