assistencia de enfermagem a afecções hematológicas
Relembrando:
ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE:
GLÓBULOS BRANCOS – Leucócitos, macrófagos, basófilos, neutrófilos, monócitos, eosinófilos.
GLÓBULOS VERMELHOS- eritrócitos, hemácias, hemoglobina, hematócrito.
PLAQUETAS
PLASMA: parte líquida do sangue
ANEMIA
Definição: Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. Diz-se haver anemia quando a concentração da hemoglobina sanguínea diminui aquém de níveis arbitrados pela Organização Mundial de Saúde em 13 g/dl para homens, 12 g/dl para mulheres, e 11 g/dl para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como Ferro, Zinco, Vitamina B12 e proteínas.
Etiologia As causas principais de anemia são: perda excessiva de sangue deficiências e anomalias de produção de hemácias, e destruição excessiva de hemácias.
Classificação As anemias se classificam de acordo com o tamanho das hemácias:
Microcíticas: anemia ferropriva (a mais comum de todas), hemoglobinopatias (talassemia, hemoglobina a-tia C, hemoglobinopatia E), secundárias a algumas doenças crônicas, anemia sideroblástica.
Macrocíticas: anemia megaloblástica, anemia perniciosa, alcoolismo, devido ao uso de certos medicamentos (Metrotrexato, Zidovudina).
Normocítica: por perda de sangue, anemia aplásica, anemia falciforme, secundárias a doenças crônicas.
Algumas anemias:
→ ANEMIA FERROPRIVA - é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.
Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando),