Assistencia de enfermagem as doenças do sistema respiratório
Vias aéreas superiores: nariz, fossas nasais, boca, faringe. Vias aéreas inferiores: laringe, traqueia, brônquios, pulmões.
Além do fornecimento de oxigênio aos tecidos e remoção do dióxido de carbono, está presente em interações entre as funções respiratórias e não respiratórias, como por exemplo, vocalização, deglutição, regulação térmica, vômito, micção, defecação, parto, sono e emoções. A maioria das células de nosso corpo utilizam O2 na realização de suas funções metabólicas, este processo tem como resultado final a liberação de CO2. O excesso de dióxido de carbono tem efeito tóxico em nosso corpo, por esta razão, ele deve ser eliminado. Isto é feito de forma rápida e eficiente pelo sistema respiratório. Dessa forma, o sistema respiratório ajuda a controlar o pH do sangue, ou seja, sua acidez.
Ele também é o responsável por nosso olfato, por filtrar o ar que inspiramos, por aquecer e umedecer o ar inspirado, pela retirada de água e calor do organismo e também pela produção de sons.
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Ventilação Pulmonar: o ar entra pelo nariz e boca e é levado até os pulmões.
Respiração externa: onde ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre pulmões e sangue.
Respiração Interna: troca de oxigênio e dióxido de carbono entre sangue e células.
Respiração Celular: utilização do oxigênio para produção de energia, o qual produz dióxido de carbono como subproduto.
O Sistema Respiratório é constituído por: Nariz, fossas nasais, Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios, Bronquíolos, Alvéolos, Pulmões.
Nariz: Possui duas aberturas chamadas narinas, que encontram-se separadas pelo septo nasal. Tem como função comunicar o meio externo com a cavidade nasal.
Fossas Nasais: Câmara de entrada de ar. É coberta por pelos