ASSIST NCIA FARMAC UTICA
ATENÇÃO FARMACÊUTICA (EXCLUSIVO): é um modelo de prática farmacêutica desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica que compreende atitudes, valores éticos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde - de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.
FARMÁCIA CLÍNICA (INTERDISCIPLINAR): é a ciência baseada no conhecimento técnico do farmacêutico em prol do paciente, podendo ser aplicada diretamente ao usuário ou a partir de um treinamento à equipe integrada de saúde.
Tanto os PRM’s quanto os MRM’s ocorrem durante a avaliação do problema, ou seja, durante a avaliação do diagnóstico.
Identificação do problema de saúde (DIAGNÓSTICO)
Avaliação do problema (AVALIAÇÃO DO
DIAGNÓSTICO)
Construção de impressão clínica
Construção de plano terapêutico
(PRESCRIÇÃO)
MRM (MORBIDADE RELACIONADA A MEDICAMENTO): é quando ocorre algum dano ao paciente, não intencional, com uma plausível relação científica com a farmacoterapia ou uma situação que necessita farmacoterapia, porém o tratamento não foi realizado.
Nesse contexto do dano, significa que houve um desfecho clínico grave, perigoso ou irreversível. PRM (PROBLEMA RELACIONADO COM MEDICAMENTO): é um termo utilizado para indicar: ou um problema relacionado à farmacoterapia (PRF), ou um evento adverso de um medicamento (RAM) ou morbidade relacionada a medicamento (MRM).