Assist ncia da Enfermagem ao Paciente com C ncer de Pr stata
6685 palavras
27 páginas
A enfermagem na prevenção do câncer de próstataA próstata é um órgão formado pelos sistemas urinário e genital masculino que no indivíduo jovem a adulto pesa entre 10 a 20 gramas. Ela desempenha importante papel na fase reprodutiva do homem, pois produz parte do líquido seminal atuando na nutrição e como meio de transporte dos espermatozóides. Nela são encontradas glândulas microscópicas na sua estrutura interna.
No câncer de próstata (CP), as glândulas mais próximas da superfície externa sofrem degeneração e se transformam em células cancerosas. Já um tumor benigno significa uma massa localizada que se multiplica vagarosamente que é constituída por células bem semelhantes às que o originaram.
O CP é um dos tipos de tumores que os homens idosos estão mais propensos a contrair. Nos estágios iniciais, a doença permanece localizada na próstata e não causa perigo de vida, visto que sem tratamento ele se espalha para os tecidos circundantes. Geralmente ele progride muito lentamente, e exames físicos, incluindo o exame retal, normalmente garantem a detecção imediata do problema.
Ainda são discutidas as causas do CP, porém sabe-se que alguns fatores, tais como a transmissão genética e os hormônios masculinos (cerca de 5 a 10% dos casos, chegando a 8,2% no caso de predisposição familiar por descendência de portadores de CP) podem aumentar as chances do seu desenvolvimento(1). Existem outros fatores de risco conhecidos, que aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver a doença. No CP, podemos citar: a idade acima dos 50 anos, raça negra, alimentação inadequada, vida sedentária, obesidade.
A incidência de CP aumentou e atingiu níveis epidêmicos, sendo a segunda causa principal de óbito entre os homens que morrem de câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer de próstata estimado para o Brasil no ano de 2010 será de 52.350 e serão válidas também para o ano de 2011.
Estes valores correspondem a um risco estimado de 54 casos