Assimilação e acomodação
Leia mais este texto que define Equilibração, Assimilação e Acomodação, leia alguns exemplos abaixo e analise melhor sua resposta ao Fórum, confirmando, corrigindo ou complementando sua resposta.
Trecho retirado de: “Algumas Considerações Sobre a Teoria Psicogenética na Escola”. Cláudia Davis, Yara L. Espósito.
“Toda e qualquer perturbação no modo de operar da estrutura representa um conflito – um desequilíbrio - para o sujeito. Para compensar tal perturbação e resolver o conflito, o sistema cognitivo aciona de imediato dois mecanismos que agem simultaneamente: a assimilação e a acomodação.
No mecanismo de assimilação, o novo é incorporado aos esquemas que a criança já construiu em sua interação com o meio. Assim, se por um lado a assimilação tem um caráter conservador, que resiste à mudança, por outro é este o mecanismo que garante ao desenvolvimento intelectual seu caráter deliberado e contínuo: por seu intermédio a criança enfrenta um mundo basicamente familiar, que lhe permite ir, paulatinamente, enfrentando desafios mais complexos.
No mecanismo de acomodação, diferentemente da assimilação, a criança é forçada a se modificar, a partir tanto da construção de outros esquemas ou estruturas, como da alteração e expansão daqueles que já existem. É via acomodação, portanto, que a criança vai além de seu estágio presente de compreensão, modificando-se para conseguir lidar com novas e emergentes solicitações.
Naturalmente, algum tipo de balanceamento entre estes dois processos faz-se necessário para que a interação criança-meio promova a construção de patamares cognitivos cada vez mais elevados. PIAGET dá o nome de equilíbrio ao estado resultante da ação balanceada entre assimilação e acomodação: um novo e provisório modo de pensar e lidar com a realidade, maior e melhor do que o precedente. Daí o fato de a teoria de PIAGET ser também conhecida pelo nome de Teoria da