Assessoria de comunicação e marketing
MENEZES, Leonardo Pereira1
MANZKE, Lougan Ivair2
RESUMO
No presente trabalho objetivamos analisar o impacto da comunicação na evidenciação das políticas públicas. Não pretendemos delimitar uma conceituação única, mas verificar dentre as pesquisas já realizadas, como se entendem e se relacionam estes dois conceitos: comunicação e políticas públicas.
A fusão destes conceitos que se complementam resulta na comunicação em políticas públicas, ferramenta importante na contextualização e compreensão do espaço público e seus relacionamentos. Esta associação é fundamental para que se compreenda a função da comunicação nas políticas públicas e o benefício social que pode ser extraído desta junção. Para que uma política pública seja elaborada é necessária a participação de diversos atores que precisam de elementos que suportem suas ideologias no contexto de determinada política. Nisto a comunicação torna público o que se pretende, preparando o caminho não somente para a definição sobre a abordagem do problema, mas também no controle social do andamento as atividades, nas avaliações e no embasamento de novas ações para que a política seja o mais eficiente, econômica e eficaz possível.
PALAVRAS-CHAVE: comunicação, políticas públicas, comunicação pública.
1 INTRODUÇÃO
A assessoria de comunicação surgiu com a necessidade de se estabelecer as relações entre o mundo público e/ou privado e a mídia. Para tanto, ferramentas foram desenvolvidas no sentido de se criar a ideia, principalmente no meio empresarial, de que a assessoria de comunicação deve ser vista como uma área estratégica sendo fundamental sua atuação como consultora nas decisões de diretorias de alto escalão em empresas comprometidas com a imagem e com o bom atendimento ao público.
Esta nova estratégia passou por alterações ao longo do tempo. Várias escolas teóricas começaram a interpretar as ações de assessoria de