Assessement Centre
A síntese que aqui se apresenta, tem como titulo Assessment Centres e foi direccionado pelo docente da cadeira de Recrutamento e Selecção tendo como objectivo geral, descrever o uso da técnica de assessment como método de selecção nas organizações e objectivo específico sua origem definição, benefícios, seu o processo, vantagens e desvantagens do uso dessa técnica.
1.ASSESSMENT SUA ORIGEM
O método de assessment centre foi desenvolvido, nos anos vinte por psicólogos alemães. Somente a partir da II Guerra Mundial, este método recebeu um impulso forte, quando se tornou a ferramenta por eleição do British Army’s Office Board. Esta instituição utilizou, com sucesso, este método na selecção de espiões e oficiais.
Nos anos quarenta, o método de assessment centre passou também a ser utilizado na indústria americana. Tornou-se extensamente com a publicação de um artigo sobre a sua utilização no desenvolvimento de jovens gerentes na American Telegraph and Telephone Company (AT & T). Em 1958, foi levado a efeito o primeiro programa de assessment centre nesta companhia, no qual os gerentes julgaram os candidatos com base em critérios comportamentais pertinentes. Com base nos resultados foi feita uma predição das possibilidades que um candidato teria em progredir na gestão intermédia (middle management) nos dez anos seguintes. Na altura da avaliação, os resultados não foram revelados, nem aos candidatos, nem aos seus chefes, de modo a não permitir o efeito de pigmeleão. Os resultados, publicados em 1965, ao mostrarem que o programa identificou correctamente 82% de indivíduos promovidos, e de que 94% das não promoção tinham sido preditas correctamente, evidenciaram a validade deste método.
Depois disso, a utilização dos assessment centres nos EUA foi crescendo (mais de mil companhias empregaram este método em 1975), sendo usado como um método fidedigno e válido na avaliação do potencial de gestão.
1.2.PRINCIPIO
O assessment centre também é chamado de