assedio moral
O intuito desse artigo é criar um estudo sobre o assédio moral, mostrando sua relação com as diversas práticas ocorridas no ambiente de trabalho, como maus-tratos, humilhações, ofensas, perseguições, difamações, constrangimentos, violência psicológica e demais formas degradantes de tratamento aplicadas aos trabalhadores.
É complicado falar sobre assedio moral no Brasil, pois ainda é um assunto tratado de maneira muito restrita.
O assedio moral de uma forma geral, são os maus-tratos sofridos por trabalhadores por outro individuo em uma posição hierárquica superior a sua, mas também acontece entre indivíduos de mesma posição hierárquica.
O fundamento desse estudo e sua importância esta pautado em defender a valorização do ser humano e também em esclarecer o que é de fato assedio moral para as partes envolvidas.
Apesar dos maus-tratos, ofensas, humilhações e etc., existirem ha um bom tempo, somente agora tem sido tratado como assedio moral no ambiente de trabalho, e nesses últimos cinco anos tem sido uma grande preocupação social. Os trabalhadores que por vários anos vinham sofrendo em silêncio o assedio moral por medo de perder o emprego e jogar fora anos de dedicação e crescimento dentro de uma empresa, não estão aguentando mais terem os seus direitos e dignidade feridos, e recorrem aos meios legais para poder rever seus direitos.
O assedio moral tem varias formas de se manifestar, como humilhações, ofensas, difamações, sejam elas verbais ou escritas. Em alguns casos essa agressão é tão grande que leva o individuo agredido a desenvolver depressão e em casos mais graves ao óbito.
No ambiente de trabalho, a hostilidade pode ocorrer tanto através de um chefe, o que configura o assédio moral vertical; ou por um colega de serviço que esteja na mesma hierarquia funcional, configurando-se o assédio moral horizontal.
2 História e Conceituação
2.1 História
O assedio moral existe desde os primórdios, mas eram praticados de forma diferente das que