Assedio Moral
Como acontece
A vítima escolhida é isolada do grupo, sem explicações. Passa a ser hostilizada, ridicularizada e desacreditada no seu local de trabalho. É comum os colegas romperem os laços afetivos com a vítima e reproduzirem as ações e os atos do(a) agressor(a) no ambiente de trabalho. O medo do desemprego, e a vergonha de virem a ser humilhados, associados ao estímulo constante da concorrência profissional, os tornam coniventes com a conduta do assediador.
Assédio sexual atenta contra liberdade sexual do individuou, ou seja, o criminoso utiliza de sua posição hierárquica para fins de obtenção de vantagens sexuais em razão dela, enquanto o assédio moral fere a dignidade psíquica do ser humano, de tal forma que a vontade do praticante, também abusando de sua autoridade, tem a finalidade de desacreditar seu subordinado profissional ou socialmente.
Esses atos visam humilhar, desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e o ambiente de trabalho, o que põe em risco a saúde, a própria vida da vítima e seu emprego.
Assédio moral Misto.
Para entender assédio moral misto, precisamos entender o assédio moral vertical e o horizontal, diante disto explicarei os dois.
Assédio moral vertical acontece de duas formas, são elas:
Vertical descendente -> quando praticado pelo hierarquicamente superior visando atingir seu subordinado. Essa é mais comum quando pensamos em assédio moral.
Vertical ascendente -> quando praticado pelo hierarquicamente inferior visando atingir seu superior. Podemos ter um exemplo forte