Assedio moral
Daniela
RESUMO
As relações entre trabalhadores, entre empregadores e empregados, bem como a organização e as condições de trabalho, são essenciais a uma boa qualidade de vida. Dentro deste quadro surge um mundo mais competitivo, o que impõe novas formas de pressão, a adoção de novas políticas de gestão empresarial, impondo novos riscos aos trabalhadores, de forma a obrigá-los a produzir cada vez mais alcançando metas cada vez mais desumanas.
As atitudes do empregador uma vez imbuído de sua intenção de lucrar a qualquer custo, por vezes imprime uma exigência na prestação de serviços e na organização do trabalho que atenta contra a dignidade e integridade física, psicológica, social e moral do empregado, esta atitude é conhecida no meio jurídico por assédio moral.
Este tema tem sido discutido amplamente pela mídia ao passo que tem o assédio moral se disseminado de forma alarmante nas relações do trabalho, por não responder a um padrão necessário, pode ter origem em razões diversas, partir de ações isoladas, por parte de pessoas que ocupem cargos diretivos, da própria organização como um todo, e em geral traduzem estratégia visando o desligamento do empregado dos quadros das empresas.
O objetivo deste trabalho é apresentar o assédio moral bem como suas consequências, ações preventivas na busca do bem estar e a satisfação dos trabalhadores. Palavras-Chave: Assedio moral; Hierarquia; Avanço tecnológico,
1- INTRODUÇÃO:
Hoje nas organizações, há uma grande pressão por resultados, o que estimula a competitividade doentia, tornando o ambiente propício ao desenvolvimento de práticas como o assédio moral.
Percebemos que o avanço tecnológico e as rápidas mudanças no contexto sócio-organizacional exigem cada vez mais que as empresas se tornem competitivas. A luta das organizações pela sobrevivência e sucesso no mercado globalizado faz com que o ambiente de trabalho se torne hostil e desumano, sendo