assedio moral
ASSÉDIO MORAL DENTRO DAS INSTITUIÇÕES PUBLICAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04
1.1. JUSTIFICATIVA........................................................................................ 05
1.2.OBJETIVOS............................................................................................... 06
2. METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS........................................................06
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................................07
4. BIBLIOGRAFIA............................................................................................ 09
1- INTRODUÇÃO
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho, tanto de cunho econômico quanto político, tem influenciado diretamente a estrutura das instituições públicas. Estas, por sua vez exploram cada vez mais a mão de obra humana, expondo os profissionais a situações desgastantes e que acabam ferindo a condição humana do trabalhador.
Não se pode deixar de ressaltar que somos movidos à base de sentimentos, como amor, solidariedade, cooperação, interação. Por isso as questões negativas, como humilhação, constrangimento, dor e amargura presentes no interior das instituições públicas vem diretamente interferindo no relacionamento entre os profissionais ali alocados, produzindo relações trabalhistas cada vez mais percebidas como ilegais por parte dos trabalhadores prejudicados, bem como pelos legisladores nas diversas instâncias governamentais.
Desta forma, a violência no ambiente institucional ocorre das mais variadas formas, desde acidentes físicos à sofrimentos psíquicos. Neste último cenário, o dos sofrimentos psíquicos, é que emerge o assédio moral, que, apesar de apresentar maior dificuldade para ser