Assedio moral no trabalho
O TERROR PSCICOLOGICO
INTRODUÇÃO
Assédio moral no trabalho, popularmente conhecido como “mobbing”, ou ainda como “terror psicológico”, interfere diretamente nos direitos, na moral e na vida dos trabalhadores.
Este triste fenômeno vem crescendo visivelmente, uma marcação serrada, diária, humilhante, cruel por muitas vezes, fruto do descontrole de uma pessoa totalmente estressada, e momentaneamente destemperada. Sujeitos cada vez mais perversos vem assumindo cargos na sociedade nos mais variados níveis; patrões, gerentes, ou simples colegas de trabalho, no mesmo nível hierárquico, tem como meta principal aniquilar, constranger, humilhar, destruir por completo o ser que atrapalha seu ambiente de trabalho; seu subalterno, ou colega de trabalho. Fato este que acarreta inúmeros problemas, tanto físicos como mentais para as vitimas, e transtornos até mesmo judiciais para os agressores.
No mundo empresarial atual, existem gestores que adotam praticas totalmente inaceitáveis, que não condizem com as reais necessidades exigidas pelo mercado de trabalho e por funcionários cada vez mais informados sobre seus direitos. Tais gestores têm em mãos hoje importantes ferramentas que são totalmente eficazes para alcançar resultados gratificantes, no âmbito organizacional, para se obter resultados satisfatórios em diversas áreas, como percepção, atitudes, satisfação, valores, diversidades. Conhecer as pessoas, grupos, culturas diversificadas, e o modo como essas culturas interagem entre seus colaboradores, é essencial para todo o bom gestor. Advém daí a grande importância de se estudar a fundo os diversos tipos de distúrbios de comportamentos que encontramos dentro de