assedio moral no ambiente laboral
6° PERÍODO DE DIREITO – MATUTINO
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I
TEXTO CRÍTICO
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
RELACIONADO AO FILME:
“O DIABO VESTE PRADA”
SÃO LUÍS, 02/12/2013
Assédio Moral no Ambiente Laboral
Primeiramente, o que é assédio moral no trabalho?
Entende-se por assédio moral no trabalho, a exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, que se repetem durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas, em que predominam condutas negativas, desumanas e de longa duração, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.
Uma boa forma de ilustrar sobre o assédio moral no ambiente de trabalho, é o filme “O Diabo Veste Prada”. O filme conta a história de uma jovem recém-formada em jornalismo que sonha em trabalhar em um jornal famoso, mas, consegue uma colocação em uma revista de moda chamada Runaway, não sabendo ela ser esta revista uma das maiores revistas de moda. Andréa Sachs é uma jovem simples, que não entende nada de moda e acha toda essa preocupação com moda uma coisa fútil.
Devido a sua grande competência Andréa se torna a segunda assistente de uma das mulheres mais poderosas no mundo da moda, Miranda Priestly, que administra a revista com mão de ferro e abusa dos seus subordinados que morrem de medo dela, sendo pessoas que fariam qualquer coisa para estar ao seu lado, pois é ela quem dá a última palavra em todas as questões, sendo uma pessoa realmente eficiente e respeitada no mundo da moda, mas que é arrogante e trata mal seus trabalhadores.
Além de a história ser interessante, nos mostra quantas vezes nós mesmos passamos por situações humilhantes conhecidas como assédio moral para conseguirmos agradar nossos superiores, para futuramente conseguirmos um espaço dentro da organização.
O filme demonstra claramente, por diversas vezes,