Assedio Moral nas Relações Trabalhistas
1- Panorama histórico O assédio moral nos últimos anos vem se destacando como um fenômeno social de grande importância, tanto no meio acadêmico como no meio profissional, onde tomou proporções jamais vistas antes.
A palavra inglesa mobbing é também usada como sinônimo de assédio moral. Esta palavra, segundo o dicionário vem do verbo inglês to mob, cuja tradução é maltratar, perseguir, atacar, etc. O termo mobbing foi utilizado pela primeira vez pelo etiologista Heinz Lorenz ao definir o comportamento de certos animais que circundando ameaçadoramente outro membro do grupo, provoca sua fuga por medo de um ataque.
As primeiras pesquisas sobre assédio moral no trabalho iniciaram-se no campos da Medicina e da Psicologia do Trabalho, pelo estudioso Heinz Leymann no inicio de 1984. A partir da divulgação de seus estudos em 1995, começaram a aparecer as primeiras estatística sobre a violência psicológica na Europa. Pesquisa de 1998 mostrou que 8,1% dos trabalhadores europues empregados sofriam de algum tipo de violência psicológica em seu ambiente de trabalho.
2- Definições
O assédio moral pode ser definido como todo comportamento negativo que contribua para a degradação do ambiente de trabalho, que fira a dignidade da vítima, seja vindo dos superiores hierárquicos ou colegas de empresa. O assédio é uma situação prolongada no tempo, repetitiva, com a finalidade de excluir a vítima do local de trabalho. Normalmente incute na vítima sentimentos de constrangimento, humilhação, medo, desprezo, incapacidade, inferioridade, entre outros. Pode evoluir para doenças de fundo psico-emocionais. Geralmente, a vítima começa a se abster do local de trabalho. O assédio moral é difícil de ser identificado porque, na maioria das vezes, se mostra de forma sutil e dissimulada.
O assédio moral pode ser vertical e horizontal. O vertical pressupõe uma relação de autoridade, com o predomínio do desmando, da