Assassinato em primeiro grau
O filme busca apresentar e detalhar que as normas e sanções penais, aplicadas na época que eram simplesmente um ato de transgressão a dignidade humana, dentro de um sistema carcerário onde prevalece a tortura física e mental
Foi baseado em fatos reais, com tema relevante e ainda atual, tendo em vista o sistema prisional brasileiro. A compreensão do tema leva a reflexão de como as autoridades responsáveis e o próprio Estado são omissos na aplicação das leis e no tocante a mudanças do código penal, sem qualquer tipo de proteção à integridade física e moral do ser humano. Um filme dramático e surpreendente no desenrolar da trama..
Em 1938 Henri Young (Kevin Bacon) garoto de 17 anos, órfão de pai e mãe e por não conseguir emprego, roubar 5 dólares para matar sua fome e de sua irmã é condenado a cumprir pena em Alcatraz . Numa tentativa frustrada de fuga com outros três prisioneiros, Young é levado de volta à prisão e, como punição, é confinado na solitária por 19 dias. Dezenove dias que se estendem por três anos, recluso em um cubículo escuro, sem nenhuma roupa, sem banheiro e sendo espancado constantemente pelos guardas. Saía de sua cela apenas 30 minutos por ano para se exercitar. Ao sair da solitária é colocado juntos aos outros presos, Young, enlouquecido e vingativo, assassina o companheiro que o delatou. Young será julgado e conta com a defesa do inexperiente advogado público, James Stamphill (Christian Slater), para enfrentar o perverso diretor Gleen (Gary Oldman) o seu advogado pretende alegar que os maus tratos na prisão o enlouqueceram e provar que a instituição Alcatraz e sua diretoria são os verdadeiros culpados pelos crimes. Assassinato em primeiro grau, retrata uma época em que os crimes cometidos por infratores eram julgados com normas e sanções penais de privação de liberdade,independente do grau de periculosidade e risco a sociedade.
Em 1938 Henri Young, num ato de desespero por ver sua irmã com fome e ter sido