ASS Indústria e Comércio de Couros LTDA
Processo Produtivo Dividido em Três Fases Principais:
Ribeira e Curtume – preparação por processos químicos e mecânicos da fase de curtimenta a que se segue a curtimenta propriamente dita.
Recurtume – regularização mecânica da espessura, neutralização e recurtume, tingimento, engorduramento, secagem, amaciamento.
Acabamento – preparação final, essencialmente mecânica, que visa conferir as características pretendidas de aspecto, elasticidade, toque e macieza.
Detalhadamente os procedimentos mais importantes:
Seleção: Operação pela qual se procede à escolha da pele, de acordo com o produto final pretendido tendo em conta o tipo, a idade, sexo, raça e tamanho do animal, prestando atenção aos defeitos causados por doenças, marcas e acidentes sofridos e à qualidade da esfola e conservação posterior.
Remolho: Em banho de água, produtos umectantes, bactericidas e fungicidas esta fase pretende devolver à pele o aspecto e umidade que tinha antes da esfola. Assim, o material é libertado do sal utilizado para a sua conservação e de outras substâncias.
Pelame e caleiro: Processos de eliminação do pêlo ou lã - quando não se pretende mantê-lo, como acontece nas peles para abafo ou tapeçaria - eliminação da epiderme e o afrouxamento da estrutura fibrosa, (necessários quando se pretende eliminar o pêlo). Após serem retiradas do fulão, as peles estão preparadas para ser descarnadas. Usam-se produtos depilantes, tensioactivos, desengordurantes e cal.
Descarna: Processo mecânico, executado em máquina própria, que visa eliminar carne e excesso de gordura.
Divisão ou serragem: Operação mecânica, realizado em máquina adequada, que regulariza a espessura da pele.
Desencalagem: Banho com